domingo, 5 de outubro de 2008

Blasfêmia Oral

Andei lendo sobre essa reforma ortográfica, e fiquei meio puto. Li um texto do Diogo Mainardi (não sei porque ainda o faço) achando lindo o fato de pessoas na África entenderem tudo que ele escreve daqui do Brasil (coitadas...antes ficassem sem entender, mal sabem as asneiras que as aguardam!).

Mas eu não. Fiquei puto mesmo! Não acho lindo coisa nenhuma. Além do que esta decisão foi tomada por todo mundo que fale português, menos o Brasil, decerto. Só a gente saiu perdendo trema, acento agudo, circunflexo e o escambau. Porra, já que a idéia é unificar a língua portuguesa, manda algum representante daqui também pra defender nosso jeitinho! Tá parecendo que vamos ter que chupar essa manga sozinhos!

Justo nós! Brasileiros! Pra quem não sabe, o Brasil é o país onde se tem o maior número de lusófonos na Terra (quiçá no Universo!). E levamos uma boa enrabada aí.

Tá certo...pros pimpolhos que ainda vão ser alfabetizados é tranquilo (sim, sem o trema). Agora...e nós??? Pobres diabos da Gramática provinciana?! O Pasqualão deve estar roendo os cotovelos de raiva. Bom...acho que ele não...já deve estar decorando todas.

Pensa em um vôo sem acento! Ganhamos, por outro lado, o K, o W e o Y...e com isto Kelly Key foi a mais beneficiada (ela não quis comentar o assunto). O pobre trema, que fazia a linguiça ter mais sabor, dessa vez caiu mesmo. Geleia, ideia e asteroide, por exemplo, agora são grafados desta forma. Sem acento agudo!!!! E por aí vai. Esta epopéia (ou seria epopeia) sem fim! Isto sem contar os hífens, que aí já vira uma putaria completa.
Vê se alguém acatou minha útil sugestão de unificar os Porques! Nãããããããããããão, é claro que não. Ainda temos QUATRO JEITOS DE PERGUNTAR, mas não podemos por uma merda de um circunflexo nas letrinhas repetidas.

Agora eu me pergunto: Será que os filhos das putas dos Portugueses e dos Africanos não entendiam quando alguém escrevia "paranóia"??? Ficavam pensando "Putaquelparil, ó pá! Que será que querem dizer os brasileiros com isto?!". Tô começando a achar que quem inventou essa coisa toda foi um português!

Balanço Final: Não vejo a hora de começar o próximo Soletrando, do Huck. O pau vai comer!

PS: Segue o link abaixo das dicas preciosas da Michaelis pra quem quiser se aventurar a aprender o mais novo jeito de se dizer velhas coisas.

http://michaelis.uol.com.br/novaortografia.html

2 comentários:

Eliana Grellet Nicolas disse...

Ah Victor!
Trate de postar todos os dias que eu fiquei viciada no seu blog!
Bjo
Eli (marisadeverdade.com.br)

Anônimo disse...

ahhahahahaha, tá virando um leonoro!