quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sobre o Kumon...

Outro dia estava almoçando e recebi de um passante na rua um papelzinho que dizia: Faça Kumon!

Juro. Me veio tudo na cabeça ao mesmo tempo e arrepiei até os pelos do sovaco só de lembrar de minha triste trajetória em tal regime ditatorial.

Eu sempre, SEMPRE fui uma negação matemática. De deixar Aristóteles e Descartes envergonhados por terem nascido. Perguntava coisas subjetivas pra professores e queria sempre entender o porquê de existir aquela fórmula matemática e sua aplicabilidade nas questçoes práticas da filosofia moderna. Ou seja né: Terror de qualquer professor.

O Ku grifado é por minha conta. Perceba a cara de infeliz do menininho da propaganda do negócio. Juro que não influenciei na cara de Ku do menininho desenhado na letra "Ó".


Percebendo o tamanho da minha ignorância, meus pais resolveram me inscrever no Kumon. Pra quem não conhece, é um método de tortura chinesa matemática criado por algum japonês filho de uma puta, que faz você ficar horas a fio sentado diante de problemas matemáticos até eles se tornarem automáticos na sua vida. Tá. Agora vou botar um rapaz do ITA em frente a elocubrações do Gilberto Gil pra ver se torna automática a compreensão dele.

O fato é que eu precisava mesmo de uma mão amiga pra compreensão exata. E lá fui eu ao Kumon. O Professor era o Seu Adalberto, um velho careca com cara de tarado, que aparecia todo bonzinho pra minha mãe, mas era O DIABO. Me odiava justamente por minhas viagens humanísticas demais pra exatidão dele. Além do que, as lições eram intermináveis: bloquinhos e bloquinhos com contas que não cessavam jamais. Eu joguei atrás do armário, na privada, enterrei, joguei no lixo, fiz miséria com aquelas lições de casa, mas elas sempre se multiplicavam.

Velho maldito que fundou o Kumon, senhor Toru Kumon (precisei nem jogar no Google, eu lembro o nome do velho)

Uma vez fingi que fui roubado - com a pastinha e tudo. Ah, lembrando que morava numa cidade de 30 mil habitantes e, se houvessem ladrões, seriam meus vizinhos. Ele olhou com uma cara de putíssimo pra mim e após uma pausa dramática disse:

"Então pelo menos os ladrões vão estudar e ter futuro na vida" ( tipo: diferente de você).

E me deu o dobro de lição pela distração. Daí que ele me xingava, humilhava e descontava a raiva do dia em mim. Eu reclamava pra minha mãe, mas ela só enxergava nele um bom velhinho careca. Até que um dia ele virou o carrinho de mexerica em cima de mim, fez escândalo de novela - onde se passa a mão com violência em cima da mesa derrubando tudo que está sobre ela no chão - e deixando a outra pobre aluninha estática em sua cadeira.

Eu fui embora, chorei rios, e finalmente minha mãe acreditou e resolveu me tirar daquela tortura. Anos se passaram tranquilamente e eu caí no golpe novamente. Abriu-se um novo Kumon na cidade com uma nova professora que foi minha vizinha e é um AMOR DE PESSOA. Daquelas que dá vontade de abraçar e dizer que sente muito por ela gostar de matemática.

E aí quando eu acertava um bloquinho inteiro de lição ela me dava um bombom. Bateu um Alcione Feeling e eu me motivava a acertar tudo pra ganhar bombons. Só que ela era muito boazinha e muito legal, daí eu enrolava até a morte. Não adiantou. Foi torturante e demorou pra poder conseguir a alforria.

Daí que eu me pergunto hoje: Porque, ó Jesus, eu concordava com meus pais e insistia em tirar leite de pedra? Se tivesse feito aula de outros idiomas no tempo que perdi naquela porcaria hoje falaria 7 línguas fácil.

Mas fica a dica: Não faça JAMAIS seus filhos estudarem no Kumon. Ele fez uma criança mais infeliz.

51 comentários:

dan disse...

eu lembro quando achamos trocentos bloquinhos escondidos atrás de uma cama ou armário de alguém, kkk tá loco, desespero!

Labaki disse...

Que tristeza... A Matemática é a ciência mais linda que existe, e as pessoas não veem isso por causa dos professores estúpidos.

"Perguntava coisas subjetivas pra professores e queria sempre entender o porquê de existir aquela fórmula matemática e sua aplicabilidade nas questçoes práticas da filosofia moderna. Ou seja né: Terror de qualquer professor."

Deveria ser a PAIXÃO de qualquer professor! A matemática é a língua com a qual foi escrito o universo, e não a "ciência dos números", como alguns estúpidos dizem.

Malba Tahan, o melhor professor de matemática que o Brasil já teve, costumava dizer que "a Matemática é a arte de EVITAR contas".

O que o Kumon tem de inovador (que aparentemente seu professor tarado não conseguiu deixar claro) é que a disposição dos exercícios repetitivos tende a desanuviar a relação que os números e operações matemáticas têm entre si, e não tornar o aluno um computador humano, um algoritmo cada vez mais rápido. O domínio do método permitiria ao aluno transcender a necessidade de contas ("evitar contas"), obtendo uma resposta não só da operação em questão mas do comportamento do problema, simplesmente entendendo a relação abstrata entre os números e operações. (Como assim? A Matemática pode ser abstrata? Uia!). Eu poderia dar uns exemplos, mas isso é um comentário e não outro post. hehehehe

Não é a Matemática que é chata: os professores é que o são. O problema (eu *ACHO*) é que quem vira professor de matemática caiu na graduação de alegre, sem saber o que estava fazendo, ou queria ser engenheiro, ou sei lá.

Hoje eu adoro Matemática (sou doutorando em Eng. Mecânica em uma área com Matemática pesada), mas só descobri isso depois de tê-la estudado anos a fio - eu nunca conseguiria fazer essa escolha consciente na época do vestibular.

Mas quem é esse doido que apareceu de repente comentando no meu blog? heheeheh Tem um link do seu blog no da Amanda. Sou amigo dela, e não resisti ao seu post revoltado sobre Matemática.

Abraço!

Victor Gouvêa disse...

É por isso que eu digo: Gosto é que nem cu, cada um tem o seu, né?

hehe

Brigado pelo comentário, e prazer!

ray disse...

eu fiz kumon também. voltava das férias com todos os bloquinhos (a professora era legal e me dava só 2 folhinhas por dia) em branco. aí dava a desculpa que não tinha tido tempo pra fazer...

Nayara disse...

Eu fiz Kumon também e, confesso, adorava. Espero que não me odeie ou me ache louca por isso Victor hahaha. Adorei o post.

Anônimo disse...

Eu faço Kumon ainda e estou no fiz das férias (2 DIAS PARA COMESSAR O KUMON),ia deixar um monte de bloquinhos em branco escondidos mas dai minha mãe achou eles =(

Anônimo disse...

Eu tb já fiz kumon eu já senti vontade de pegar 10kumon que eu recebia e infiar com toda a força na minha diretora só canto eu faço, ela enche a cabeça da minha mãe de que eu to progedindo eu tenho um ódio dela sério

Anônimo disse...

tambem sofro n quero voltar la nem morta deixei as ferias em branco e agora a tia vem c um papo de que tenho que voltar que ela reprograma e tal mas ela n entende que EU NÃO VOU VOLTAR mas a minha mãe descoriu que a mulher ligava e neste exato momento vai começar a tortura

Renan disse...

Eu to pensando em fazer. Mas é que, tipo, eu tenho um problema bem sério de concentração. Me interesso por tudo, mas no final acabo não conseguindo fazer nada. Acho que esse monte de bloquinho pode me ajudar a ser mais centrado. Bom, se não der certo, não deu, acontece, rs.

Anônimo disse...

Pessoas que não tem objetivo dificilmente conseguem adaptar-se com o método KUMON pois é o melhor método que existe, torna as pessoas a serem mais disciplinadas e tornarem autodidatas e com isso conseguir a aprender realmente o estudado

Elaine Cristina disse...

Adorei o método, o que sao 15 min no dia? É o tempo q leva um bloquinho.... nunca sofri na escola, nem precisava estudar como uma desesperada para provas!

Anônimo disse...

Oi, eu tenho experiências parecidas com a suas, me mande seu email( não consegui achar pelo blogger, hahaha) pra eu te mandar,
Um abraço

Roberta disse...

Fiz Kumon e gostava muito!!! Me ajudou demais a vida toda...da escola até minha graduação em engenharia....sö 10 em matemática e cálculo.
Kumon coloca seus estudantes definitivamente em outro nível. Tem que ser disciplinado...

Felipe Silveira disse...

Eu faço kumon... decidi pagar com meu salário uma vez que preciso prestar um concurso que cai muita matemática. Tem me ajudado, e a mensalidade tem um preço acessível. Não é algo gostoso de fazer, faço na marra, e faço rápido para terminar logo: encaro como uma coisa que tenho que fazer no meu dia. Faço um bloco por dia pra render. Mas se de alguma forma me torna uma pessoa melhor, então vale a pena. O tempo que gasto no kumon provavelmente eu gastaria de outra forma menos produtiva, como navegando na internet.. então vale sim!

Anônimo disse...

Meia horinha o dia uma ova. Eu faço kumon ja fazem uns 5 anos e confesso que eu gosto de matematica. Mas whatever, eu to estudando calculo, ja to no estagio L e eu perco um bom tempo do meu dia fazendo isso. Mas entao, durante as férias esta tendo material novo e eu sempre deixo acumular o meu dever das ferias shushsus, e passei as ultimas 4 horas chorando (sério) porque eu não conseguia fazer um negócio, já que muitas vezes o dever "auto explicativo" dá um exemplo molezinha e um bicho de sete cabeças pra você resolver. Bom, pelo menos é isso que ta acontecendo comigo. Eu sei que melhorou muito a minha capacidade de resolver problemas matematicos, mas psicologicamente isso é doente, às vezes eu sofro muito por causa disso porque eu me cobro muito.

Anônimo disse...

eu sei 3 idiomas e ainda sim preciso de matemática. e está certo você não gostar de kumon cara, foi feito por japoneses, pessoas que estudam desde o útero, disciplinados, um dos povos com o maior índice de desenvolvimento humano do planeta. você é brasileiro, eu sou brasileiro. a diferença é que você errou ao desfazer tanto do método, que de cara é algo genioso e feito para trabalhar com o cérebro humano.

Anônimo disse...

Amigo eu tenho 13 anos curso o kumon de português a 7 meses e estou no bloco e II 181 eu sou um ótimo aluno tiro notas boas nenhuma abaixo de 9 e em matemática tiro 10 em todas mas o negócio é que o kumon ocupa sua vida no meu caso são 1 hora por dia e eu fiquei doente ele acumulou então tem 6 pra fazer e eu n dou conta é escrita de mais muitos textos e respostas escondidas o que desgasta muito, ao falar que munhas férias são corridas por conta de viagens que eu vou por exemplo dentro de uma semana eu fui 2 vezes a capital do Pará e fui em Belo Horizonte 3 isso me desgasta muito e época de escola tem os deveres da escola que nao sao poucos meu colégio é o Objetivo o melhor da minha cidade e eles focam em formar alunos superdotados e são muitos deveres no total linha vida social cai pra zero por conta que tenho que ajudar meus pais e ainda tenho curso online de TI e aulas de violão e ainda tenho que fazer exercicios e me divertir no que sobra um espaço de tempo mínimo, como já disse eu amo matemática é uma coisa divina vc fazer calcúlos rápidos sem calculadora, tenho sonho de me formar na área da engenharia mecânica e fazer doutorado em engenharia mecatrônica, meus pais investem bastante em mim e quero poder retribuir para eles tudo o que me disponibilizam, e como vc falou que fala 3 indiomas eu falo o português fluentemente, falo o inglês arranhando em poucas palavras que são pouco faladas no cotidiano, falo o epanhol com uma qualidade surpreendente quase fluente e ainda sei usar códigos binários tudo isso com apenas 13 anos de idade mas o kumon como já disse atrapalha muito por conta do tempo gasto mas os resultados esperados são bons

Lorrayne Carolina disse...

Adoro ler essas publicações falando do Kumon kkk
Adorei seu post, apesar de eu ser uma fã do Kumon.
Faço desde o ensino médio , hj já formei mas ainda continuo fazendo pq adorooo kkk
Faço faculdade de ciências contábeis e pretendo trocar de curso (quero um com matemática mais pesada, tipo engenharia haha)
Antes de entrar no Kumon eu detestava matemática e tinha muita dificuldade.
Hoje adoro matemática e trabalho como auxiliar de matemática no Kumon.
Meu nome é Lorrayne e eu sou a universal 😂

Unknown disse...

Já te amo. Meu filho faz kumon e faz contas de cabeça e muito rápido.
Ele só tem 7 anos.
Levando em conta q a Vitória em concursos publicos são conquistada por aqueles q sabem usar o tempo e o conhecimento. Acho q estamos indo bem.
Sem esforço, sem ganho😉.

Anônimo disse...

Odiei fazer kumon, ter que fazer rapido os blocos,quando tinha teste eu ficava nervosa por causa do tempo, msm fazendo rapido quase reprovei em um por segundos. eu nao gostei do método,e o pior que as tias nao me ajudavam direito quando tinha dúvidas e eu pagava 220 por mes .quando sai fez bem pro meu psicologico mas minha mãe ficou brava comigo porque parei no começo do mês e fizeram ela pagar o mês todo. Me ajudou na matematica, porém acho que se eu estudasse sozinha na Internet saia o msm. 2mil que gastei la foram jogado fora

Anônimo disse...

15 minutos nos estágios iniciais, né?! Pq mas pro final,em matemática, vc gasta uma hora pra fazer duas folhas!Isso sem contar inglês e português! A pessoa perde metade da vida só fazendo exercício repetitivo!

lucas.scofield91 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Minha mãe me colocou no kumon a uns 2 meses, cara,PRA Q?????? eu tbem ODEIO tipo,a professora é legal mas eu odeio aquelas terfinhas,e cada vez mais,mais,mais,mais e mais,aí vem feriadão prolongado,aí até no feriado eles mandam tarefa
Obs.: Eu faço MATEMÁTICA,por isso é insuportável,cara,eu olho pra aquelas fórmulas,Jesus amado...
Eu não gosto,se pudesse saia,afff,vejo aqueles bloquinhos,AAAAIIII DEEEEEEUUUUUS POOOOOOORQUEEEEEEEE.
Ai eu chego na minha mãe e falo:Mãe,me tira do kumon?
Ela:É OQ???? O MENINO,VC QUER SER SEM FUTURO NA VIDA?QUER VIVER DE BICO? HJ EM DIA NÃO TÁ FACIL NÃO,QUER FAZER ENEM PRECISA ESTUDAR...E U N Ã O T I R O E P O N T O.
Adorei esse post,Victor Gouvêa me entende perfeitamente.

Luciane disse...

Socorro, meu filho faz Kumon já faz 10 meses,senhor tennho até medo de mim mesma pois ele demora um dever que é pra demorar 20 mimutos, pois ele faz portugues é só ler e responder ele leva 1 hora e 30 minutos, não quero que ele saia pois melhorou um pouco na escola mais dá um trabalho pra fazer esses deveres, estou enlouquecendo mais tenho fé que é pro bem dele. Ele tem 9 anos e precisa de disciplina. Adorei os comentários e o blog.

Anônimo disse...

kumon a coisa mais idiota do seculo é uma tortura ficar fazendo kumon nas ferias quando vc quer relaxar mais n pode

Anônimo disse...

Kumon não é para qualquer um. Tem que ter força de vontade e vislumbrar o que o método pode fazer por você. Infelizmente, somente para quem quer vencer, realmente e não para preguiçosos...

Foxy a Raposa disse...

eu também odeio esse lixo de kumon, já me fez chorar de ódio várias vezes,eu sempre estou com um monte de trabalhos do meu colégio pra fazer, sem contar a semana de provas,eu estou no nono ano e quando chega no fim de semana eu quero jogar, mas sempre que eu vou minha mãe fica enchendo o saco por causa dessas merdas de kumon,eles passam essa porcaria pra fazer nas férias,além daquela mulher ser abusada eu tenho nojo dela,o cara pode fazer tudo, mas se ele deixar uma folha em branco aquela desgraça daquela mulher já vai ligando pra casa enchendo o saco, eu quero muito sair dessa tortura infernal, eu tenho fé que mês que vem eu saio daquele lixo que não me ajudou em nada,só me fez raiva

Anônimo disse...

Conheço uma mãe que começou pagando a melhor escola particular da cidade e o melhor curso de inglês para os três filhos que tinha.
Conforme um ia repetindo de série e não demonstrava interesse em estudar, se ela começava a ver que não tinha jeito, tirava e colocaava em escola pública.
Somente um finalizou os estudos na escola boa, fez um curso de engenharia em uma faculdade pública federal e tem um excelente emprego.
Todos três terminaram o curso de inglês.
Sem culpa!!!
Enfim, você tenta dar o melhor para todos os filhos, mas não dá para forçar a barra.

Unknown disse...

Que matéria ridícula, de uma pessoa revoltada!!!

Unknown disse...

Cada um tem o seu ritmo e objetivo na vida, temos que respeitar isso!

Vaneza S. disse...

Te torna uma pessoa melhor? Como assim? Vc se torna mais altruísta? Mais empático? Mais solidário? Mais humilde? Kumon faz isso? Mais desse troço pra humanidade então!

Vaneza S. disse...

E por que não faz Matemática?

Vaneza S. disse...

Uhul! Vamos vencer!

Unknown disse...

Temos que entender a nos mesmos e depois achar um bom método . Minha filha está tendo grandes evoluções no inglês mas ao contrário de alguns ela não joga as folhas de exercios fora. Desculpem por odiar meus comentários

Anônimo disse...

Concordo, só para eu fazer o de português demora uma hora

Ps:Eu faço português,matemática e inglês.

Anônimo disse...

Eu faço o kumon de matemática,português e inglês.
E ainda para a minha infelicidade minha mãe é dona de um kumon

Unknown disse...

Odeio kumon, faço o de ingles, e vou te contar, é mais torturante q o de matematica

Unknown disse...

Tururu

Unknown disse...

Nem sempre o problema é a escola ou o método. Já pensou que o problema pode ser o aluno? Mesmo com uma professora carinhosa e atenciosa, nao deu certo pra vc. Meu filho faz e vai continuar fazendo, lá na frente ele vai me agradecer, tenho certeza absoluta.

Unknown disse...

Vc tem TDAH? Tem tratamento.

Kurama disse...

Acho curioso algumas pessoas atacarem o método do Kumon, nada contra, com apenas meses de curso. Teve um sujeito mais acima reclamando com 10 meses só. Educação é para quem quer, sempre disse isso, além do que, é subjetiva. Escola não educa ninguém, você só vai pra lá estudar, mas não se educar, educação é para quem quer, repito mais uma vez. Eu fui aluno do Kumon entre os anos de 2007 a 2011, eu comecei fazendo matemática, e depois adicionei português, em uma unidade do RJ (Vila Valqueire). No início os blocos são bem tranquilos no geral, mas conforme você vai chegando na metade do curso se perde bastante tempo sim. Eu lembro que em matemática eu chegava a perder quase 1 hora, e ainda tinha português (que depois foi pegando textos complexos, como Os Lusíadas e se perdia um tempão interpretando). No começo em 2007, 2008, levava em média 30 minutos, mas depois disso, lá para 2009, era 1:30 no mínimo fazendo os dois. Na época nunca tive problema em termos de disciplina ao fazer os blocos, tá certo que entrei já velho, na época tinha 16 anos e fui até meus 20 anos, mas nunca deixei um bloco em branco, sempre fiz tudo certinho, sempre fui disciplinado pra estudo, organizado, o que me ajudava a levar o curso. Mas o Kumon não é pra todo mundo, quem não tem disciplina, não é organizado, se fode mesmo! Eu via muita gente nos anos que fiquei lá entrando e saindo rápido, era um rodízio do caramba. Muito disso ocorria por falta de disciplina e paciência. Mas no final compensa e muito terminar o curso. Meu maior arrependimento foi ter saído prestes a fechar português e com 70% do curso de matemática concluído, fui obrigado a sair porque me mudei de cidade para iniciar uma faculdade, depois que voltei, não retomei o método. Ouro erro foi eu não ter iniciado o inglês (que na época era uma novidade no Kumon), pois teria conquistado a fluência mais cedo do que eu gostaria. Hoje penso em voltar pra japonês e dessa vez terminar o curso.

Luiz disse...

xará vc devia escrever para o extinto zorra total...tentou ser engraçado...será que o problema é o curso ou vc??? acho que nem gilberto gil vc entende de fato...

MMR disse...

É ainda escreve começar com dois ss?

KUMON SORRISO CENTRO disse...

Julgar um método mundial, com mais de meio século, pela sua experiência pessoal, falando mal do professor que sobreviveu a segunda guerra mundial, num país destruído e teve que se preocupar em capacitar o filho mais velho para o substituir no sustento da família, ultrapassa o limite da ignorância. Já é maldade. Percebe-se que você não gosta de matemática, mas não é por isso que o método é ruim. Sei com certeza, que o Kumon abrevia o tempo para quem já é dedicado e inteligente, assim como organizado, mas pode ser um martírio para os levianos, preguiçosos e imediatistas. Uma pessoa que acha vantagem em não saber amarrar o próprio tênis, não consegue contribuir muito em relação a formação acadêmica de ninguém.

Joca Simpson disse...

Eu sofri muito com o kumon de inglês, fiz entre os 11 e 17 anos, meus pais me infernizavam por culpa dessa droga de curso, me mandavam pra fazer em casa uma porrada de bloquinhos, e pra piorar mandavam dever de férias, era opcional mas meus pais sempre faziam eles mandarem dever de férias, me infernizavam e cobravam por culpa daquele curso chato, nem nas férias eu tinha o direito de descansar dessa porra! Férias é pra esquecer o que faz o ano inteiro, não fazer nada e só se divertir, mas infelizmente muitos pais hj em dia acham que os filhos devem ser "escravos" do estudo, o que já comprovado é é que isso sobrecarrega a criança e o adolescente

Joca Simpson disse...

Eu já joguei bloquinhos no lixo, já rasguei, já até acendi o fósforo e coloquei fogo nos bloquinhos, mas teve uma vez que minha mãe descobriu 2 bloquinhos que eu tinha tentado jogar fora mas ela encontrou enquanto arrumava meu quarto e pra piorar me fez fazer a lição que tava nos bloquinhos (e eu já tinha feito no kumon quando me deram outros depois que eu disse que perdi)

Joca Simpson disse...

Sofri muito com essa chatice também, também deixava o dever de férias em branco e sofri muitas reclamações e encheção de saco dos meus pais por culpa dessa merda de curso

Joca Simpson disse...

Te entendo, sofri muito com isso, além de sofrer por conta do curso, dos mil e um bloquinhos que eles mandam pra casa ainda tinham o dever de férias que era opcional mas meus pais mandavam o curso dar dever de férias, isso é um absurdo, passam o ano inteiro te cobrando por conta desse curso, nem nas férias te dão o direito de descansar dessa porra, eu ficava com odio

Joca Simpson disse...

Exatamente o que eu sofri quando fazia Kumon, tenho ódio total daquela merda, já tive muitos desentendimentos com meus pais por culpa dessa porra, o kumon faz seus pais te tornarem escravos do estudo

Anônimo disse...

Fiz Kumon de Matemática dos 10 aos 17 anos. Inclusive, eu me formei. Sempre amei Matemática. Porém, fiz o Kumon por obrigação (imposição/desejo dos meus pais). Sofri bastante. Joguei muitos blocos na privada e dei descarga. Em férias de julho, já botei na fogueira. Mas, depois, resolvi acelerar para terminar logo. Penso que há outros métodos educacionais mais efetivos e menos autoritários. A Matemática tem sua beleza e merece ser descoberta por todos. Até hoje, tenho mania de marcar o tempo para concluir tarefas (de casa, do trabalho ...) e me cobrar pela excelência. Para quê? Eu jamais matricularei minha filha no Kumon...

KUMON E UMA BOSTA disse...

cara eu sou tipo vc so que eu nao consegui sair do kumon :(
eu ja tentei de tudo so que eles deram um jeito de controlar os meus pais e agora eles so nao querem me tirar eu ja to no j so que meu professor me rebaixou pro h
a primeira vez que eu pedi pra sair do kumon aquilo ja tava insuportavel e quando eu pedi chorando pra minha mae ela me bateu
isso foi antes da pandemia e ate agora ela briga comigo por causa do kumon vei eu so queria sair do kumon tlg tipo eu ja aprendi o bastante e nem vou usar isso pq eles ensinam errado
se tu acha q matematica era ruim
vc nao imagina ingles
eles ate te ensinam as palavras e tals mas quando tu chega sei la nos eua o maximo q tu vai leva e um tapa na cara ou seja eu apanhei e sofri e ate hj isso acontece por nada

eu so faço escolha merda vei
mano quando eu sair do kumon eu vo manda a real pra geral ali man
eu vo fala bem assim o
"que todo mundo junto com esse lugar queime no inferno, que todos os descendentes dessa familia nunca pisem aqui porque se eles pisarem aqui vou amaldiçoa-los para que eles nao sofram oque eu sofri
tambem vai aconteçer algo tipo isso https://www.youtube.com/watch?v=8OqIWptswbs
na verdade vai acontecer isso afinal isso ja ta nos meus planos mas blz eu so queria dizer uma coisa pra quem ler esse comentario:
NAO FAÇA.
EM HIPOTESE ALGUMA.
KUMON.
PORQUE VOCE VAI SE ARREPENDER...
obrigado por ler e tchau